Como Imprimir sua Arte


As opiniões sobre qual impressora e qual papel utilizar para imprimir as artes digitais personalizadas divergem bastante. Alguns dizem que a melhor opção é imprimir em gráfica, outros preferem a comodidade de sua casa, com as impressoras jato de tinta ou laser.

Acredito que atualmente existam no mercado impressoras a laser de menor porte, mais acessíveis e com qualidade de impressão. Basta você pesquisar os preços, o custo dos cartuchos e tonners e se podem ser recarregados ou não. Lembre-se que algumas impressoras a laser não permitem recargas dos tonners ou cartuchos, somente novos.

Mas se você já tem uma impressora e deseja imprimir nela, verifique o manual, ou no site da marca, que com certeza eles indicarão o melhor papel para uma impressão com qualidade.



Seguem algumas dicas sobre minha experiência e leitura na internet sobre o tema.



IMPRESSORAS



Abraço
Waneska Costa

Impressora Jato de Tinta: o cartucho é mais barato e há diversas opções de papéis para este tipo de impressora, inclusive papéis resistentes à água, mas a qualidade de impressão não é tão boa, pois alguns papéis absorvem muita tinta, o cartucho acaba rápido e a cor das imagens vai desaparecendo com o passar dos dias. Então, acaba não sendo o melhor custo x benefício. Não indico o papel couchê para esta impressão, às vezes funciona, às vezes não. Apesar de o papel couchê absorver menos tinta, é fácil de borrar e de se aborrecer na hora da impressão. Normalmente é este modelo de impressora que as pessoas possuem em casa, e se você não quer perder tempo em gráfica, quer imprimir sua arte digital para uma festinha caseira, indico o papel Opaline, fotográfico ou papel adesivo da Primaco 80 gramas. Os papéis para convite também funcionam nesta impressora, mas consomem muita tinta.

Impressora a Laser: o tonner é mais caro, mas em compensação faz muitas impressões coloridas. Você terá uma boa qualidade de impressão e também deve escolher o papel correto. Aqui você poderá utilizar o papel couchê 180 gramas, papel couchê 200 gramas ou de maior gramatura, mais gosso, para caixas que você queira maior firmeza, papel glossy, papel diplomata ou papel vinil, mas sempre é melhor verificar com o fabricante da impressora. Também procure fazer a impressão o mais próximo possível da festa, pois a impressão pode perder a cor com o passar dos dias. E tenha cuidado com o papel, pois se dobrá-lo ou amassá-lo pode ocorrer que a imagem descasque. Algumas pessoas passam verniz em spray para aumentar a durabilidade da imagem, isso pode ser feito, mas espere a imagem secar completamente após a impressão, pois o spray pode borrar a arte.

Plotters ou Impressoras Profissionais: ainda é a melhor opção em qualidade. Não saberia informar qual o melhor custo x benefício entre uma boa impressora a laser caseira ou impressão numa gráfica, pois sempre imprimi em gráfica. Mas para quem faz muitas impressões e deseja investir numa multifuncional a laser acredito que possa conseguir diminuir seus custos adquirindo uma boa impressora. E você pode adquirir papéis pela internet facilmente, por um preço mais acessível.


PAPÉIS


Couchê fosco, brilhoso ou adesivo: este é o papel mais comum utilizado nas artes de festinhas. Pode não ter uma durabilidade muito grande, mas acredito ser o melhor custo x benefício. Só não o indico para artes de produtos que possam molhar, como rótulo de água, refrigerante ou suco, ou artes para as bisnagas, pois este papel se for dobrado demais descasca a imagem. Mas atende a necessidade.



Vinil adesivo, glossy 135 gramas e papel fotográfico: indicado para artes que podem molhar, como bisnagas, garrafas e melhor qualidade e durabilidade da arte. 

Não sou especialista no assunto, mas espero ter ajudado.


Waneska Costa